Blog

Fique por dentro dos melhores roteiros e dicas para você viajar tranquilo.

Publicado em 21/02/2023

Itapema - Um dos destinos mais procurados do litoral sul do Brasil

Itapema é um destino de belas praias, o terceiro município que mais recebe turistas em Santa Catarina. Sua localização é privilegiada, às margens da BR-101, entre Balneário Camboriú e Florianópolis.


As belezas de seus 7 km de praias com águas calmas, de cor verde esmeralda e sua excelente infraestrutura, atrai cada vez mais turistas brasileiros e estrangeiros.


A altura dos edifícios a beira mar em Itapema SC é controlada para que a sombra não invada a faixa de areia, mas poucos metros atrás, prédios cada vez mais altos surgem no horizonte da cidade.


Mesmo fora da alta temporada, tudo funciona em Itapema. No verão, o movimento é intenso nas praias, que são invadidas por famílias e jovens. A noite também é movimentada nos shoppings, bares e restaurantes com música ao vivo, principalmente em Meia Praia.


Itapema e Meia Praia


Para você entender, o nome da cidade é Itapema, porém a praia mais conhecida é a Meia Praia, uma praia que é a extensão da praia Central que fica na sede do município.


Quando ir a Itapema


Itapema é um dos destinos mais procurados do litoral de Santa Catarina no verão. Na alta temporada a praia fica cheia de turistas, inclusive muitos estrangeiros, principalmente argentinos, que buscam suas águas mornas e ótima infraestrutura, principalmente na Meia Praia.
Para pegar as águas mais mornas vá entre a segunda metade de dezembro e o mês de março.
Fora da temporada de verão, é uma boa para quem gosta de sossego, e é também a melhor época para fazer passeios pela região com maior tranquilidade.


Onde comer em Itapema


Itapema conta com uma grande variedade estabelecimentos para comer, como churrascarias, buffets, pizzarias, lanchonetes e cafés. A maioria se encontra na Avenida Nereu Ramos em Meia Praia. É a principal avenida que corta quase toda a cidade.


No canto da praia Central há também restaurantes especializados em frutos do mar.


Pontos turísticos de Itapema


É claro que as principais atrações da cidade de Itapema são suas praias. Mas além delas há outras belas trações, confira!


Mirante do Encanto

O Mirante do Encanto se localiza no alto do Morro do Cabeço, no extremo norte da praia de Itapema. Lá do alto se tem uma vista fantástica de toda a orla de Itapema, Meia Praia e Porto Belo.

O acesso é asfaltado, pelo canto da praia e o mirante conta com escadas e elevador. O acesso é gratuito.

Parque do Calçadão de Meia Praia

O calçadão beira mar, na orla da Meia Praia possui ótima estrutura para laser. Pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, chuveiros, rampas de acesso à praia, bancos, árvores, gramados e vegetação.

No verão o calçadão fica bastante movimentado. Quem vai à praia e precisa atravessar o calçadão, e bom tomar cuidado, pois sempre há ciclistas passando e pessoas correndo.

Canto da Praia de Itapema

O canto esquerdo da praia central oferece uma bela paisagem de frente para toda orla. No local há uma pequena vila de pescadores, restaurantes especializados em frutos do mar.
Lá fica também o píer Porto das Águias, de onde sai o passeio de barco pela orla de Itapema e Porto Belo.

Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros é uma linda ponte em arco, toda feita de pedra, com sua parte central coberta, formando um belo cenário à beira mar. Fica junto à foz do Rio Bela Cruz e faz a ligação para pedestres entre dois lados do rio.
A ponte é bastante procurada para fotos, por sua bela arquitetura e paisagismo.


Fonte: Dicas de Viagem