Blog

Fique por dentro dos melhores roteiros e dicas para você viajar tranquilo.

Publicado em 21/02/2023

Morretes - Tudo sobre a cidade colonial da Serra Paranaense

A apenas 70 km de Curitiba, Morretes é umas daquelas lindas cidades de interior, recheada de histórias com belíssimas paisagens naturais. O município colonial localizado na serra paranaense é apaixonante e ideal para visitar com a família ou em casal.


É nos fins de semana que Morretes costuma ficar bem movimentada, atraindo os turistas. E motivos para conhecê-la, não faltam. Casinhas coloridas e casarões antigos, um charmoso rio que corta a cidade e as ruazinhas de paralelepípedo compõem o cenário, tornando-a encantadora.


O que fazer em Morretes


Não há nada melhor do que conhecer Morretes começando por seu centro histórico, onde está o rio Nhundiaquara que cruza o município. Em torno deste rio, se concentram os restaurantes, as lojinhas de artesanato, as barraquinhas que vendem doces, os casarões antigos e o os espaços culturais da cidade. Caminhar às suas margens é um convite irresistível.


A cerca de 15 km do centro de Morretes está o Pico do Marumbi, um complexo formado por oito picos de diferentes graus de dificuldade, considerado o berço do montanhismo no Brasil. O lugar é muito bonito e, com certeza, vale a visita. Outros pontos que valem a visita são a Paróquia Nossa Senhora do Porto e a igreja de São Benedito, ambas no centro da cidade.


Aproveite, também, para conhecer o Paraná Encantador Hisgeopar, uma grande maquete que tem como objetivo contar a história do Paraná, da Litorina e das Cataratas do Iguaçú. O lugar é realmente bem interessante e merece ser incluído no roteiro.


Aos amantes de ecoturismo, Morretes possui uma boa variedade de cachoeiras, como as cachoeiras do Jajá, o Salto Bom Jardim, o Salto do Sagrado, o Salto da Fortuna, o Salto dos Macacos e a cachoeira Véu de Noiva. Esta última possui 150 metros de altitude, perfeita para relaxar e curtir a natureza.


Por falar em natureza, o Ekôa Park é o verdadeiro significado de perfeição, onde arte e natureza estão reunidos. Possui várias trilhas incríveis, atividades para crianças e até restaurantes. Ideal para quem está viajando em família, um passeio imperdível!


Onde ficar em Morretes


Um dos melhores bairros para se hospedar quando estiver de visita pela região é o centro histórico, onde está tudo perto, restaurantes, lojas, farmácias e mercado. Afinal, Morretes é uma cidade pequena com pouco mais de 16 mil habitantes.


Além do centro, há acomodações em áreas mais rurais, como os bairros perto da Estrada da Graciosa. Rodeados de mata atlântica, esses bairros podem ser uma excelente opção de hospedagem, afinal, nada melhor do que estar em contato com a natureza, não é mesmo?


Onde comer em Morretes


Morretes tem muitos restaurantes espalhados pela cidade, principalmente às margens do rio Nhundiaquara. A cidade tem como prato principal o Barreado que é, basicamente, carne bovina cozida em uma panela de ferro por cerca de 20 horas até desmanchar por completo, misturando-se com a farinha de mandioca até ficar bem consistente. O prato é delicioso e faz muito sucesso na região.


Há uma diversidade de restaurantes na cidade que oferecem esse prato típico, como o restaurante Madalozzo, com vista panorâmica do rio Nhundiaquara.


Quando ir para Morretes


O período de verão, nos meses de janeiro a maio, é considerado a melhor época para conhecer Morretes. Nesta época, a cidade costuma ficar mais cheia, pois a possibilidade de chuva é menor e as temperaturas são altas. Mas é importante saber que fevereiro é o mês mais chuvoso.


Vizinha de Curitiba, Morretes também faz bastante frio nos meses de inverno, como junho, julho e agosto, além de ser um período mais seco. Portanto, se você gosta de um clima mais geladinho, essa época é mais do que perfeita.


Fonte: Dicas de Viagem